sábado, 2 de janeiro de 2010

MEMORANDO DE MENSAGENS RECEBIDAS


AMIGOS

Graças te dou, oh Deus, por este semeador que saíu a semear a boa semente e que é ele agora também semente lançada à terra para ressurgir com um corpo glorioso e incorruptível.
Até logo,

Carlos

Foi com imensa pena que todos nós aqui recebemos a notícia. O Sr. Florentino foi sempre de uma cortesia e simpatia inexcedíveis para connosco. Quando é assim, a nossa revolta em relação à impotência com vemos pessoas assim partirem torna-se intolerável. Receba as nossas condolências e o nosso apoio nesta travessia.

Neurologia

Ah como lamento o desaparecimento do Tino! Não pode ser! E eu que falo sempre dele, desse missionário português em Abidjan...Sinto-me chocada com o desaparecimento do Tino. Afinal ele continua vivo e com certeza melhor, pois esta vida terrena é muito pesada e sempre tão cheia de contradições, obstáculos e sofrimento.

Margarida

Levanta o rosto, olha para o horizonte sem fim, não para a pequena distância porque o futuro é longínquo.

Raul

No deserto também há oásis

Cristina

Na caminhada pelo deserto tu vais na frente dos teus amigos

Alda

O deserto também é lindo e regado começa a ser um jardim

Sofia

A escuridão da noite é apenas um momento a ultrapassar: ao fundo do horizonte, há sempre uma aurora e um céu que se abre para acolher o dia

Cristina

Luto - Deixa um espaço vazio mas não é o fim, na verdade há festa no céu.

Raquel


O nosso querido irmão Florentino já foi, mas deixou muitas recordações que nos farão lembrar muito bem dele!

Itla

É impossível continuar a caminhar sem a fé de que Deus sabe o que está a permitir que suceda nas nossas vidas.

Elisa

Sabemos que Deus está contigo. Ele fica mais perto em horas como as que estás vivendo.

Carmina

Ficámos muito tristes por tais noticias, sentimos imenso a tua perda. Resta-me desejar que os dias negros se esfumacem e que a felicidade vos volte a abraçar.

Paulo

Nós também sentimos a falta do Florentino, mas ALEGREMO – NOS, pois ele está naquele lugar glorioso.

João


Podem juntos começar a "escrever uma nova história neste ano".

Paulo


Que encontres força para viver, que Deus te compense com tudo o que for melhor para ti. Que o Ruben amadureça e te acompanhe neste tempo difícil.

Eduarda

Recebemos a triste noticia com muito sofrimento e pesar.
Assim Deus quis. Muita coragem a você e ao Ruben.
Deus lhe dará força para o resto da vida. Só Ele sabe o que faz.

Koffi e Sandra

Expressamos aqui nossas mais tristes condolências e nossa compaixão.
Possa Deus lhe ajudar nesses momentos de grande perda. Yako!

Anasthasie


Vós sois pessoas abençoadas, por isso Deus estará sempre convosco e a Sua ajuda não vos faltará.

Isaura


Celui que nous pleurons aujourd’hui et que nous pleurerons toujours nous a montré le chemin de l’amitié, de l’humanité vraie. Il a fait forte impression sur ma petite personne au point que j’aurais souhaité que notre monde fût habité par des personnes comme lui. Il reviendra sans cesse hanter ma pensée d’homme simple, incapable de résoudre l’énigme de sa disparition prématurée. Un grand serviteur de Dieu s’en est allé. Notre douleur est infinie.

[ Aquele que nós choramos hoje e que choraremos sempre mostrou-nos o caminho da amizade, da verdadeira humanidade. Ele impressionou-me fortemente a ponto de eu desejar que o nosso mundo fosse habitado por pessoas como ele. Ele estará sempre presente no meu pensamento de homem simples, incapaz de resolver o enigma do seu desaparecimento prematuro. Foi-se embora um grande servo de Deus. A nossa dor é infinita. ]

Diaby

J'ai du mal à retenir mes larmes pendant que j'écris encore ces quelques mots. C'est pour moi une énorme perte que je n'ai jamais eu, car M. Lavrador a été pour moi le plus grand AMI que je n'ai jamais eu dans toute ma vie, il ma beaucoup apporté dans la vie. J'ai encore ces deux derniers messages qu'il m'a envoyés avant de partir, même dans l'avion il m'a envoyé un message. J'ai ce message encore dans mon portable. Je ne peux jamais l'oublier.

[Tenho dificuldade em reter as minhas lágrimas enquanto escrevo estas palavras. É para mim uma enorme perda como nunca tive, porque o Senhor Lavrador foi o maior AMIGO que já tive em toda a minha vida, deu-me muito. Ainda tenho as duas últimas mensagens que ele me enviou antes de partir, mesmo no avião me enviou uma mensagem. Tenho-a ainda no meu telemóvel. Nunca o poderei esquecer. ]

Olivier

Je sais que la plaît de ta blessure est encore ouverte et que tu souffres. Il ne sera pas facile d'oublier, car on n'oublie jamais un amour aussi profond aussi entier. Moi-même je n'arrive pas à accepter que Florentino n'est plus avec nous. Il va donc falloir s'organiser pour résister à la douleur et au chagrin. C'est ensemble, collectivement que nous y arriverons.

[Sei que a tua ferida ainda está aberta e que sofres. Não será fácil esquecer, porque nunca se esquece um amor tão profundo e pleno. Eu próprio não consigo aceitar que o Florentino não esteja mais connosco. Será, pois, necessário organizarmo-nos para resistirmos à dor. Juntos conseguiremos.]

Théophile


Tino était quelqu'un de spécial que nous n'oublierons jamais.

[ O Tino era uma pessoa especial que nunca esqueceremos. ]

Maria José


Tino était plus qu'un frère pour moi. Soyez forte, Jesus va vous aider.

[ O Tino era mais do que um irmão para mim. Seja forte, Jesus vai ajudá-la.]

Bakayoko


Je t'apporte mon soutien dans cette douloureuse épreuve. Tout le Département te présente ses
condoléances.

[Tens todo o meu apoio nesta dolorosa provação. Todo o departamento te apresenta condolências. ]

Célestine

Je suis désolée pour toi et ton fils. Je sais que c'est un moment très difficile mais tu dois être forte et je voudrais t'assurer de ma compassion. Chez nous en Afrique on dit Yako. Cela signifie que je suis de tout cœur avec toi et que je partage ton affliction. Sache que tu as des amis ici en Côte d'Ivoire.

[ Sinto muito por ti e pelo teu filho. Sei que é um momento muito difícil mas deves ser forte e quero que saibas que tens o meu apoio. Em África dizemos Yako. Isso significa que estou contigo de todo o coração e que partilho da tua aflição. Sabe que tens amigos na Costa do Marfim. ]

Michelle

Rien de ce que je pourrais te dire ou faire soulagera ta peine et ta douleur. Tu es courageuse et tu t’en sortiras.

[ Nada do que te possa dizer ou fazer aliviará a tua dor. Tu és corajosa e vencerás. ]

Mercedes



ALUNOS


O seu marido era de uma importância incrível e inqualificável!

Yeo

Caríssima professora,
recebi com uma grande dor e consternação a notícia. Gostaria de partilhar essa dor com você. Nós que somos os seus alunos, estamos com você, não está sozinha. Tenho uma certeza: a sua coragem vai ultrapassar essa dor.
O futuro será melhor pois nos incutiu uma valor: nunca baixar os braços. É nosso lema e hoje mais do nunca a Professora aplicará esse lema.

Augustin


Lamento muito o que aconteceu, também saiba que apesar da distância, estarão (com o Ruben) sempre nas minhas orações, porque só Deus pode aliviar esta dor indescritível que sentem ou seja que todos nós sentimos neste momento. Coragem minha querida professora, aliás a coragem é uma das suas qualidades.

Com muito carinho

Messaline


Não sei o que posso dizer para confortar minha mãe. É difícil. Mas o SENHOR todo poderoso sabendo todas as coisas vai vos consolar. E difícil, mas JESUS que tem a capacidade de ajudar os pobres, de consolar as viúvas vos apoia nessa situação horrivelmente difícil a suportar. Gostaria que minha mãe soubesse que estamos presentes perto dela nesses momentos de duras provas. Todos os meus pêsames.

Romeo

Todos os estudantes têm muita pena por esta tragédia. Também lamentamos muito por não estar perto de Senhora para ajudá-la. Mas todos estamos de coração com a Senhora. O homem pode usar palavras para apaziguar a dor mas quando a pessoa consolada fica sozinha, a lembrança do sofrimento aparece de novo. Só Deus, ele é que tem as palavras-chaves que dão paz, que renova as forças perdidas, que sabe realmente consolar. Podemos dizer porque Deus permitiu esta situação? Só ele sabe e pode enviar o remédio à dor. O que podemos reter é que Deus precisava também do Senhor Lavrador por causa da sua bondade. Como costumamos dizer o homem propõe e Deus dispõe.

Mireille


Recebemos com muita tristeza a morte de seu marido e todos juntos, meus amigos e eu mesmo, expressamos nossa tristeza dizendo-lhe nossas condolências sinceras e do fundo de nossos corações. Uma coisa é certa, é que a gente pode um dia partir ou abandonar seus próximos que amou muito ou que o amaram muito mas o omnipotente Deus de graça sempre está presente ao lado para prestar à gente seu ombro quando choramos nossos seres os mais caros que nos abandonaram ou partiram. Professora, posso assegurar-lhe que todos estudantes do departamento estão sofrendo consigo esta perda, porque o senhor Lavrador foi alguém que nos incentivava muito no quadro do trabalho por causa da sua disponibilidade infalível quando necessitavamos. Que o todo poderoso Deus lhe acolha no seu reino divino.

Patrice


Estimada professora
Foi com uma grande tristeza que soube do falecimento de seu
marido. A única coisa que posso dizer é que é a vontade de Deus,
porque nós, homens, fizemos o que pudemos. Coragem professora, sei a dor da perda de um ser
caro. Que Deus nosso único e verdadeiro consolador vos console.

Leopold


Foi com grande tristeza que soubemos da morte do seu marido. Queriamos expressar-lhe o nosso apoio e dizer-lhe que compartilhamos a grande dor que a professora está a passar com o seu filho. Possa Deus dar-vos reconforto e consolação.

Yvette


É com grande pesar que nós recebemos a triste notícia. Estamos de coração com a senhora . Entregue-se nas mãos de Deus, pois Ele apenas sabe o que faz. Que Deus Todo-Poderoso vos encha de todas essas graças, neste momento doloroso.
Simplice


Rezamos para Deus lhe confortar e suster a fim de ter a cabeça com espírito alto;mas sabemos que nao é facil!

Olivier


Ah que pena minha Senhora. Meus pêsames senhora. Seja forte. Coragem.

Roseline

Fiquei triste.
Coragem senhora.
Rezamos pela senhora.

Aline


J'ai appris aujourd'hui avec beaucoup d'amertume la nouvelle. J'avais vraiment du mal à y croire. Vraiment mes condoléances les plus sincères! Je vous sais très croyante, que le Tout Puissant Dieu continue de fortifier votre foi pour surmonter ces difficiles moments! On le dit toujours c'est la vie, mais vous verrez que Dieu va vous donner des opportunités de retrouver le sourire en beaucoup d'autres occasions! Que Dieu vous garde et qu'il vous donne la foi de continuer dans toutes vos entreprises!

[ Soube hoje da notícia com muita amargura. Não conseguia acreditar. Receba verdadeiramente as minhas sinceras condolências. Sei que é cristã, que Deus Todo Poderoso continue a fortalecer a sua fé para superar esses momentos difíceis! Diz-se sempre que é a vida, mas verá que Deus lhe dará oportunidades de reencontrar o sorriso em muitas ocasiões. Que Deus a guarde e lhe dê fé para continuar os seus projectos. ]

Fofana


C’est avec une grande douleur que j'ai appris le décès de votre mari. Je suis très désolé et attristé en même temps. Mes condoléances les plus attristées. Et comme le maxime dit «Dieu a donné et il a repris». Soyez donc forte et sachez que nous élèves sommes de tout cœur avec vous.

[ Foi com grande dor que soube do falecimento do seu marido. Estou muito triste. As minhas sinceras condolências. Como diz o provérbio «Deus o deu, Deus o tomou». Portanto seja forte e saiba que nós, os seus alunos, estamos consigo de todo o coração. ]

Allou

C'est avec une grande tristesse que nous avons appris la disparition de votre mari que nous connaissons tous au Département. Je profite de ce canal électronique pour vous présenter toutes mes condoléances. Dieu seul vous réconforte et vous fortifie vous et votre famille. Beaucoup de courage à vous.

[ Foi com grande tristeza que soubemos do desaparecimento do seu marido que nós conhecíamos todos no departamento. Aproveito este canal electrónico para vos apresentar todas as minhas condolências. Só Deus a reconfortará a si e à sua família. Muita coragem para vocês. ]

Adou

Sem comentários:

Enviar um comentário